quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Teorias de Aprendizagem e a Docência no Contexto



Estamos numa época em que as mudanças tecnológicas são constantes. Hoje, todos tentam acompanha-la, seja na área comercial ou educacional.

 O profissional da educação vê na informática uma ferramenta que pode auxiliá-lo na tarefa de transmitir o conhecimento aos seus alunos, tornando-os também agente do próprio aprendizado. O próprio governo cria e financia projetos que buscam informatizar as escolas levando computadores para cada aluno. Porém, de nada adianta investimentos se os profissionais não são capacitados para utilizar essas ferramentas. Sem saber como são utilizados acabam sendo deixados de lado.

O educador pesquisador quer adaptar as transformações tecnológicas à tradicional relação professor-aluno. Buscando uma nova maneira de ensinar, com mais criatividade, dinamismo levando o educando a ser também um pesquisador, na descoberta e investigação do conhecimento. Se usado com sabedoria e criatividade à internet pode facilitar muito o aprendizado. A sua grande quantidade de informação e software de educação pode auxiliar alunos e professores na construção e complementação do conhecimento.


Em falar em estudos para o aperfeiçoamento do aprendizado. Jean Piaget é um dos estudiosos que independente das evoluções tecnológicas suas teorias muito contribuem para o processo de ensino-aprendizagem. 




O estudo do desenvolvimento do ser humano é uma área da psicologia que se concentra no esforço de compreender o homem em todas as suas fases da vida, desde o nascimento até a maturidade. Diferentes metodologias e teorias foram criadas. Dentre esses grandes pesquisadores está, Jean Piaget, nascido na cidade suíça de Neuchâtel aos 10 anos chegou a publicar um artigo com estudos sobre um pardal branco. As descobertas de Piaget levam à conclusão de que as crianças têm um papel ativo no aprendizado. Desde pequeno eles constroem o seu próprio conhecimento (Construtivismo). Suas teorias tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência humana, resumi-las não é tão fácil. O vídeo conta um pouquinho de vida desse brilhante estudioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário