Acessibilidade


EDUCAÇÃO ESPECIAL X EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A educação especial e inclusiva assim como a inclusão digital são assuntos que atualmente geral discussão e muito estudo.
 
A Educação Especial caracteriza-se pelo atendimento e educação a pessoas com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento em instituições especializadas, onde são estruturadas físicas, pedagógica, especifica e exclusiva a alunos com determinadas necessidades especiais. Os profissionais são especializados e atuam para garantir o melhor atendimento.

A Educação Inclusiva caracteriza-se pela participação de todos os estudantes, especiais ou não, em estabelecimentos de ensino regular. Há uma adequação no ensino e estrutura para tender as adversidades de seus alunos. “É uma abordagem humanística, democrática que percebe o sujeito e suas singularidades tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.”1

A implantação desse projeto de inserção de alunos especiais em escolar regular deve ser olhada e analisada com atenção. A escola deve dar suporte, principalmente, pedagógico e estrutural, inseri-los só pra dizer que a inclusão está acontecendo é lamentável.

NORONHA aborda sobre o preconceito ao que é diferente:
Apesar de todo o discurso que cerca a educação especial e inclusiva, continuamos homogeneizando comportamentos e culturas, estamos presos nas amarras de velhos paradigmas que nos remete ao preconceito em relação ao que é diferente. A discussão sobre as diferenças demanda uma concepção de igualdade para que se possa pensar no eu e no outro na sociedade. E, para efetivar as possibilidades para uma educação inclusiva é preciso se resignificar enquanto pessoa rompendo barreiras.”1

1 NORONHA, Eliane Gonçalves; PINTO, Cibele Lemes. EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: APROXIMAÇÕES E CONVERGÊNCIAS. Disponível em:< http://www.catolicaonline.com.br/semanapedagogia/trabalhos_completos/EDUCA%C3%87%C3%83O%20ESPECIAL%20E%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20INCLUSIVA-%20APROXIMA%C3%87%C3%95ES%20E%20CONVERG%C3%8ANCIAS.pdf> Acesso em: 20 agos de 2013.

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