EDUCAÇÃO ESPECIAL X EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A educação especial e inclusiva assim como a inclusão digital são assuntos que atualmente geral discussão e muito estudo.
A Educação Especial caracteriza-se pelo atendimento e educação a pessoas com deficiência
e transtornos globais de desenvolvimento em instituições
especializadas, onde são estruturadas físicas, pedagógica, especifica e exclusiva a alunos com determinadas necessidades
especiais. Os profissionais são especializados e atuam para garantir o
melhor atendimento.
A Educação Inclusiva caracteriza-se pela participação de todos os estudantes, especiais ou não, em estabelecimentos de ensino
regular. Há uma adequação no ensino e estrutura para tender as
adversidades de seus alunos. “É uma abordagem humanística, democrática
que percebe o sujeito e suas singularidades tendo como objetivos o
crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.”1
A implantação desse projeto de inserção de alunos especiais
em escolar regular deve ser olhada e analisada com atenção. A escola deve
dar suporte, principalmente, pedagógico e estrutural, inseri-los só pra
dizer que a inclusão está acontecendo é lamentável.
NORONHA aborda sobre o preconceito ao que é diferente:
“Apesar de
todo o discurso que cerca a educação especial e inclusiva, continuamos
homogeneizando comportamentos e culturas, estamos presos nas amarras de
velhos paradigmas que nos remete ao preconceito em relação ao que é
diferente. A discussão sobre as diferenças demanda uma concepção de
igualdade para que se possa pensar no eu e no outro na sociedade. E,
para efetivar as possibilidades para uma educação inclusiva é preciso se resignificar enquanto pessoa rompendo barreiras.”1
1 NORONHA, Eliane Gonçalves; PINTO, Cibele Lemes. EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: APROXIMAÇÕES E CONVERGÊNCIAS. Disponível em:< http://www.catolicaonline.com.br/semanapedagogia/trabalhos_completos/EDUCA%C3%87%C3%83O%20ESPECIAL%20E%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20INCLUSIVA-%20APROXIMA%C3%87%C3%95ES%20E%20CONVERG%C3%8ANCIAS.pdf> Acesso em: 20 agos de 2013.
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